Prepara

14/10/2020 - 12:21

Como fazer um mapa mental para o ENEM e os vestibulares

A gente sabe que às vezes é difícil memorizar tudo o que foi estudado! Tem um monte de nomes, datas, pessoas, lugares... Por isso a dica de hoje do PREPARA é sobre Mapas Mentais. Com esses mapas, você pode estudar do seu jeito, e consegue revisar de uma maneira rápida e fácil. 

1. Escolha um tópico

A grande sacada do mapa mental é que ele ajuda você a lembrar os aspectos principais de uma coisa de um jeito fácil, só de bater o olho. Por isso, é importante fazer mapas de um assunto só, pra não embaralhar.

Em uma folha branca, comece colocando o tema que você escolheu bem no centro.

2. Faça associações

A partir do assunto que você escolheu, vá puxando setas (flechinhas) sobre cada característica que você precisa lembrar. Sempre que der, use um desenho em vez de escrever uma palavra, pra ficar fácil de lembrar. O desenho não precisa ser nenhuma maravilha, é só pra você 😉

3. Use a criatividade

O ideal mesmo é fazer o mapa todo à mão, em papel, e não no computador. Isso porque à medida que você vai fazendo, já está estudando! É importante também que você use símbolos e palavras que vão ajudar você a lembrar. Se o símbolo de Cruzadas para você é a "cruz" da igreja ou a "espada" dos cavaleiros, não importa, desde que você veja e lembre na hora da matéria. Use e abuse da sua criatividade!

Fale com a gente
Se você tiver dúvidas sobre como acessar um conteúdo ou sobre outro aspecto do cursinho PREPARA para Enem do UNICEPLAC, pode escrever pra gente. Estamos no email contato@vestibular.com.br 🙂
Bons estudos!