#Aconteceu UNICEPLAC Odontologia

25/04/2023 - 12:02

#AlunosDeSucesso: Estudantes de Odontologia apresentam seus trabalhos em Congresso em Vitória - ES

Dos dias 14/04 à 16/04, os alunos do curso de Odontologia, Larissa Bedin (7º Semestre) e Victor Hugo Santos (7º Semestre) e a egressa do curso, Evellyn Meneses, acompanhados da professora Claudia Baiseredo, ministraram seus trabalhos no V Congresso Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva (COBROHI), em Vitória - ES.

De acordo com Claudia Baiseredo, professora da matéria de Odontologia Hospitalar, "é sempre importante incentivar o acadêmico a estar presente nesses eventos, para trocar experiências com outros universitários das demais regiões do país e até de outros países, se atualizar com novos conceitos, protocolos e novidades da odontologia Hospitalar, além de trazer experiência para a vida acadêmica e profissional com a apresentação dos painéis. O currículo desde a vida acadêmica se forma com mais solidez e experiências, sendo um diferencial.”

Confira os trabalhos de cada aluno e da egressa do curso, todos orientados pela professora Claudia Baiseredo:

• “Laserterapia da busca ativa diária da equipe de Odontologia Hospitalar no diagnóstico precoce de intercorrências” - Evellyn Meneses (egressa do curso).
  • “Importância da busca ativa diária da equipe de Odontologia Hospitalar no diagnóstico precoce de intercorrências” - Larissa Bedin (aluna do 7º semestre).
  • “Implementação da disciplina de Odontologia Hospitalar na graduação. Diferencial de formação nos últimos 7 anos” - Victor Hugo Santos (aluno do 7º semestre).

O aluno Victor Hugo Santos, autor do último trabalho, obteve a classificação em 3º lugar na categoria pesquisa/revisão de literatura. Além disso, sua pesquisa será publicada na Revista Brasileira de Odontologia Hospitalar (RBOH).

Para o estudante, a experiência de ir a um congresso em outro estado apresentar seu trabalho, representando o curso de Odontologia do UNICEPLAC, é um privilégio, e ainda acrescentou: “A grande maioria eram trabalhos de mestrado e doutorado, e para a nossa surpresa o meu trabalho foi eleito o 3º melhor do congresso brasileiro de odontologia hospitalar, e sabe, foi uma conquista muito surreal, o único acadêmico a receber esse título no congresso”.

O que é o Congresso?

O Congresso Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva (COBROHI) acontece a cada 2 anos e é o maior congresso de Odontologia Hospitalar do Brasil. Seu propósito é reunir palestrantes, acadêmicos e profissionais com o objetivo de proporcionar discussões e ideias acerca da atuação do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar e unidades de terapia intensiva.

O evento deste ano teve como tema a “A Odontologia Hospitalar e os desafios da nova era pós-pandemia”, e abordou a atuação do cirurgião-dentista em diferentes momentos, e como seu trabalho é essencial para a saúde integral do paciente.