10/02/2023 - 17:14

Alunos do Internato de Medicina do UNICEPLAC são recepcionados no HRG

No dia 07/02, terça-feira, alunos do internato do curso de Medicina do UNICEPLAC foram recepcionados no Hospital Regional do Gama - HRG, pelo Doutor Willy Pereira da Silva Filho, Superintendente da Região de Saúde Sul da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e pela Assessora Adma Coelho dos Santos Migliavacca. Além destes, também estiveram presentes na solenidade o Presidente da Instituição, Francisco Moreira da Cruz,  a Reitora do UNICEPLAC, Kelly Pereira, o Coordenador do curso de Medicina, Marco Antonio Cunha, a Coordenação Pedagógica e professores do curso.

O superintendente, Dr. Willy Pereira, iniciou sua fala desejando aos alunos um excelente semestre e agradecendo em nome do HRG pela presença de cada estudante. Além disso, enfatizou sobre o internato e seu valor para o futuro profissional de Medicina, pois, segundo ele, ali seria o local ideal para os cenários do curso, já que atende outras localidades além do Gama (como Goiás e Minas Gerais) e possui mais de 50 anos de tradição na cidade.

Ana Laura Euqueres, aluna do 10º período, fala como está se sentindo em relação ao começo do internato: “Para mim, está sendo incrível, a expectativa é grande para o ano de 2023. Nós temos excelentes cenários e o internato é muito importante, pois nesse período temos o contato direto com o paciente, aprendemos várias novas técnicas, procedimentos que são valiosos para excelência de um médico.”

Para a Coordenadora do internato, Professora Ilma Barros, “o estágio obrigatório (internato) é o momento em que o aluno junta a teoria com a prática, é um treino para ser médico e seguindo todas as regras do hospital, com plantões, com as atividades que normalmente os médicos fazem. É um momento crucial do curso, porque vai realmente testar o aprendizado e juntar o que o aluno aprendeu na teoria com a prática.”

O impacto social da atuação dos estudantes no HRG

O acesso ao tratamento e atenção aos pacientes da comunidade local, além de ser um momento único da vida do estudante de medicina, traz à comunidade atenção diferenciada, novas estratégias de atendimento e desafogamento das esperas para atendimentos.

A inserção nas unidades de saúde e na comunidade de seu entorno proporciona aos estudantes realizar a abordagem com foco na pessoa, de forma humanizada, por meio de princípios e ferramentas nas metodologias ativas ensinadas em aula.

O que é o internato no curso de Medicina?

O internato trata-se do estágio obrigatório dos estudantes do curso de Medicina a partir dos últimos semestres a fim de inserir os alunos na prática  e no cotidiano da profissão com o intuito de aprimorar os conhecimentos adquiridos usando a prática como eixo norteador dos futuros médicos.

Confira a seguir todas as fotos da recepção.