Odontologia

19/06/2019 - 18:07

Alunos de Odontologia realizam ação no IBAMA

A ação "Câncer de Boca: é preciso falar disso?" teve o intuito de conscientizar sobre a doença

O curso de Odontologia do UNICEPLAC firmou parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Serviço Social do Comércio - SESC para ação de Conscientização de Prevenção e Identificação do Câncer de Boca, que começou no dia 27 de maio.

A ação é uma iniciativa que visa disponibilizar aos servidores e trabalhadores terceirizados do IBAMA, um conjunto de estratégias direcionadas à prevenção do câncer de boca. Orientados pela professora Letícia, do curso de Odontologia, os alunos passaram em cada sala da autarquia, informando sobre como identificar as causas e como prevenir o câncer de boca.

Fique ligado

O Câncer de Boca é um tipo de tumor maligno que atinge, lábios, gengiva, céu da boca, língua, bochecha, céu e assoalho da boca. Os principais fatores de risco são o fumo e o uso abusivo de álcool, sendo que quanto maior a dose maior o risco. Exposição ao sol sem proteção, infecção por papilomavírus humano (HPV) e uma alimentação pobre em frutas e verduras também são as causas.

Os principais sinais de alerta são:

• Feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • Manchas ou placas vermelhas, ou esbranquiçadas na boca;
  • Sangramento sem causa conhecida em qualquer região da boca;
  • Nódulos (caroço) no pescoço ou rouquidão persistente;
  • Dificuldades para falar mastigar ou engolir.

Lembrando que é importante procurar um profissional de saúde para saber o diagnóstico correto. Se descobre por meio de exames simples, realizados nas consultas odontológicas ou médicas.

As formas de diminuir o risco são:

• Não fumar;
  • Evitar o consumo de álcool;
  • Ter alimentação rica em frutas, legumes e verduras;
  • Usar preservativo;
  • Cuidar da higiene bucal;
  • Procurar um Dentista ao observar qualquer sinal citado à cima.

Se diagnosticado e tratado no início, tem 100% de hipóteses de cura.