27/06/2019 - 22:11

Alunas de Medicina apresentam dois estudos no Congresso Internacional de Cardiologia

Os estudos são fruto do estágio no hospital de base sobre orientação dos professores do uniceplac

As alunas, Michaela Manfroi, Giovanna Negreiros e Mariana de Amorim, do curso de Medicina, participaram do 45º Congresso da sociedade Internacional de Eletrocardiologia - 18º Congresso da Sociedade Internacional por Holter e Eletrocardiologia não invasiva - 11º Congresso de Neurocardiologia.

O congresso aconteceu nos dias 30 de maio e 1º de junho, na cidade de Belgrado, Sérvia. A programação contou com conferências, palestras e apresentações de trabalhos, subdividido em várias sessões com apresentações orais e através de pôsteres, além da participação de destacados cientistas mundiais, que permitiu às nossas alunas a oportunidade de interagir com pesquisadores e estudiosos renomados da eletrocardiografia não-invasiva de outros países e abriu oportunidades antes não conhecidas.

Frutos de pesquisas no Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF), sob orientação da Profª Dra. Cardiologista, Antoinette Oliveira Blackman e com importante colaboração das Doutoras: Sandra Cobra e Carla Septimo Margalho, cardiologistas do IHBDF, dois estudos de autoria das alunas foram apresentados na sessão pôsteres, com os seguintes temas: "Antidromic Tachyarrhythmia in patient with Wolff-Parkinson-White syndrome - Case Report", e "Ablation Failure in Wolff-Parkinson-White syndrome with Two Acessory Pathways - Case Report".

A Prof. Dra. Antoinette Oliveira Blackman, orgulhosa pelo trabalho cientifico desenvolvido pelas alunas, falou sobre esse acontecimento.

“Os trabalhos desenvolvidos servem como estímulo inestimável ao engajamento dos demais acadêmicos na pesquisa e disseminação do conhecimento. Cabe ressaltar nosso grande reconhecimento e agradecimento ao coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Flávio José Dutra Moura, por todo apoio para que esse projeto, um tanto ousado, se tornasse realidade. Também agradeço aos pais das alunas envolvidas por acreditarem no propósito. Obrigada ao UNICEPLAC por nos permitir voar na busca de conhecimento.”

A importância do evento no cenário internacional da cardiologia não-invasiva, apenas endossa a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso de Medicina sob orientações dos nossos professores.

A programação completa do evento está disponível no site http://www.iCE2019.com