#Aconteceu

24/05/2022 - 18:23

#Aconteceu: UNICEPLAC recebe Secretário da Saúde do DF para inauguração do 5º módulo do Centro de Simulação Realística

No dia 19/05 (quinta-feira) o UNICEPLAC recebeu o Secretário da Saúde do Distrito Federal, General Manoel Pafiadache, que conheceu as instalações do campus, inovações e também inaugurou o 5º módulo do nosso Centro de Simulação Realística, o maior de todo Centro-Oeste.

Esse novo espaço, agora, permitirá aos alunos o aprendizado em complicações de emergência em bebês, em um ambiente totalmente simulado e voltado para prática. Contamos com 5 salas de aula voltadas para a simulação, em que são desenvolvidas uma série de atividades focadas no ensino e no aprimoramento do aluno em atender casos de Urgência e Emergência.

O secretário enfatizou em sua visita que o reconhecimento de instituições de ensino de saúde tem envolvimento direto com a formação dos futuros profissionais que futuramente poderão estar na rede pública.

"Como um gestor de saúde sou também responsável pela formação e capacitação", destacou Manoel Pafiadache.

Conheça a história do Centro

A simulação realística está constantemente presente na matriz curricular do Curso de Medicina. Os alunos passam por mais de 600 cenários de simulações diferentes e a infraestrutura existente é classificada como a maior e melhor do Centro-Oeste.

Contamos com 5 salas, com equipamentos de alta tecnologia, alta fidelidade, que permitem que o estudante vivencie na prática o exercício da profissão dentro de um ambiente controlado.

Além das salas, há também um ambiente de terapia intensiva simulada e um auditório integrado, que transmite em tempo real todas as atividades desenvolvidas nos múltiplos espaços do Centro de Simulação.

O nosso diferencial

Temos simuladores masculino, feminino, adulto, pediátrico e, na inauguração do 5º módulo, será apresentado também o simulador bebê. Com isso, o ciclo é fechado, com simuladores desde o infantil até a gestante, otimizando a potencialidade do centro de simulação.

O Centro de Simulação Realística do UNICEPLAC consolidou-se em 2016 e em 2018 houve uma mudança em seu layout, com reformulação de toda arquitetura e ampliação, além da aquisição de ferramentas e equipamentos tecnológicos.

O novo e moderno centro adota as metodologias ativas, a fim de permitir a realização de simulação realística e assegurar o maior potencial de aprendizado dentro de um ambiente simulado.

Confira as fotos da visita a seguir.