09/12/2021 - 15:47

Aconteceu: Lançamento do livro de egressa de Psicologia

Egressa Ivone dos Santos lança livro “Indisciplina e resistência na escola: Uma descrição fenomenológica”

Ivone dos Santos é egressa do curso de psicologia, graduada em Filosofia com mestrado  em Psicologia e doutorado em Bioética, entre outras especializações. O livro intitulado “Indisciplina e resistência na escola: Uma descrição fenomenológica” é  fruto da sua dissertação de Mestrado em psicologia. “Fiz esse mestrado em 2004 e fiquei com essa vontade de aprofundar os meus conhecimentos, então tive a oportunidade de cursar Psicologia no UNICEPLAC e aprofundar meus estudos para o livro” relata ela.

O lançamento do livro foi no dia 18 de novembro no Auditório Verde do UNICEPLAC, estiveram presentes alunos de Psicologia e Pedagogia, professores de ambos os cursos, amigos e colegas de profissão e de vida da Ivone Santos. Também houve sorteio de algumas unidades do livro. A egressa contou que foi uma experiência incrível lançar seu livro na instituição que até ano passado era aluna, “Foi emocionante voltar ao UNICEPLAC com essa conquista e estar com todas aquelas pessoas que foram prestigiar. Evidentemente foi uma delícia.”

Segundo a egressa, esse não é mais um livro sobre indisciplina, que é um problema muito recorrente entre os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ivone percebeu que a indisciplina poderia ter um sentido de resistência à opressão, resistência ao poder disciplinar, resistência a uma escola que não atende às necessidades dos próprios alunos.

“Fiz esse livro para mostrar que os alunos são seres pensantes, e como protagonista devem ser ouvidos e considerados nas suas necessidades.” afirma a escritora.

Prefácio do livro

Hoje mais do nunca, a indisciplina tem sido um dos problemas mais preocupantes dentre aqueles que direta ou indiretamente afetam as vidas dos sujeitos educativos e  a qualidade do ensino. As relações entre professores e alunos tornam-se, cada vez mais, pontos de agressividade e violência, o que acaba por prejudicar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. No sentido micro,  quem são e o que pensam os alunos indisciplinados? Quais são os sentidos da disciplina e indisciplina para os protagonistas que vivenciam tal fenômeno.

O diferencial dessa obra é que nela os alunos considerados problemas e tidos como desajustados e incompetentes nas escolas são retirados da cultura do fracasso e do Silêncio imposto pelo poder disciplinar. Aqui nesse livro, eles têm vez e voz;  a perspectiva  é de contribuir,  por um lado para o desvelamento do caráter complexo dos fenômenos disciplina e indisciplina na escola e, por outro, para intensificar o debate necessário a construção de uma educação problematizadora e libertadora, inclusiva e de qualidade.