enfermagem fisioterapia Medicina

23/11/2021 - 12:40

Aconteceu: I Simpósio da Liga Acadêmica de Simulação Realística

A importância da simulação realística como metodologia de ensino

O I Simpósio da Liga Acadêmica de Simulação Realística ocorreu nos dias 03 e 04 de novembro com palestras das áreas de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia. Entre os temas abordados estavam: simulação realística, metodologia de ensino, atendimento pré-hospitalar e residências multiprofissionais em saúde.

Os palestrantes presentes foram: Pablo Randel enfermeiro emergencista, Gabriela Ramos enfermeira especialista em saúde da família,  Diana Pacheco fisioterapeuta, mestre em ciências médicas, especialista em oncologia, Jader Simão médico otorrinolaringologista, Paulo Porto fisioterapeuta intensivista, Jorge Vianna enfermeiro e deputado distrital.

Além das palestras, foram realizadas duas simulações realísticas de atendimento pré-hospitalar no auditório e uma transmissão ao vivo do laboratório sobre paciente politraumatizado. Os assuntos abordados no Simpósio são de grande interesse dos alunos. Principalmente a residência, o próximo passo para os alunos de medicina ao se formarem e dos demais alunos da saúde que buscam compor equipes multiprofissionais.

Ao final do Simpósio foram realizados diversos sorteios para os participantes, inclusive a participação em um encontro da liga, que ocorre aos sábados. O evento proporcionou a integração e troca de conhecimentos entre os alunos da saúde e a disseminação de temas que são de relevância para a vida acadêmica e profissional. “Os organizadores e palestrantes concluíram que o evento foi um sucesso, agregando muitos conhecimentos aos alunos que estavam participando” disse em nota a diretoria da Liga Acadêmica de Simulação Realística.

Organizadores

Gabriela Ramos de Carvalho – Enfermeira;

Carlos Henryck Santos marques – Fisioterapia 6º semestre;

Millena Dias Macedo – Fisioterapia 8º semestre;

Bruna Maria Aparecida Morais Maciel – Fisioterapia 6º semestre;

Amanda Saturnino Leite – Enfermagem 6º semestre;

Samuel da Silva Xavier – Fisioterapia 8º semestre;

Antônio Marcos Medeiros da silva Junior – Enfermagem 8º semestre;

Fernando da Silva Martins almeida – Fisioterapia 6º semestre;

Joao Vitor Araújo silva – medicina 7º semestre;

Leticia dos Santos coelho Lima – Enfermagem 8º semestre;

Ana Beatriz Aguiar de Andrade- Enfermagem 7º semestre;

Leandra dos Reis Nunes – Medicina 8º semestre;

Daniel Braga dos Santos- Enfermagem 8º semestre;