Medicina

12/11/2021 - 08:54

Aconteceu: Exposição da 1ª Ambulância Exclusiva Para Atendimento De VCS No Brasil

A segunda unidade móvel de atendimento especializado em AVCS da América Latina esteve no UNICEPLAC

A Ambulância foi adquirida pelo Hospital Santa Lúcia e cedida para apresentação aos alunos dos cursos da saúde do UNICEPLAC no dia 27 de outubro. O veículo é um serviço de resgate móvel especializado em acidente vascular cerebral (AVC), com recursos avançados de imagem. O paciente que estiver com sintomas de AVC poderá realizar dentro da unidade uma angiografia por tomografia computadorizada para identificar qual tipo de AVC – isquêmico ou hemorrágico – tem e iniciar a operação medicamentosa ainda no veículo.

“A importância da percepção nos primeiros sinais de AVC (nas primeiras 4h30) e o rápido atendimento na Emergência, com o devido protocolo para o diagnóstico da doença, são fundamentais para a sobrevivência do paciente pois, a cada um minuto, dois milhões de neurônios morrem. É uma corrida contra o tempo”, alerta a médica neurologista clínica do Hospital Santa Lúcia, Drª Thaís Augusta.

O protocolo prevê que os exames do paciente chegarão em tempo real, via telemedicina, para a equipe médica que estará aguardando sua entrada no hospital e o conduzirá diretamente para um centro hemodinâmico ou um centro cirúrgico, a depender do caso. Essa agilidade no processo de diagnóstico e tratamento do AVC faz toda a diferença, diminuindo as chances de riscos e sequelas provocados pela doença.

Os alunos dos cursos da saúde ficaram maravilhados com a tecnologia usada na ambulância. Manuela Rios, do 1° período de Medicina visitou a exposição e acompanhou toda a explicação dada pela equipe técnica. “Foi uma experiência incrível conhecer a única ambulância AVC móvel do Brasil. Podemos ver de pertinho como um atendimento rápido e especializado pode salvar vidas e evitar sequelas graves!! Muito grata por ter essa oportunidade e espero que outras pessoas a tenham também!”