enfermagem

11/11/2021 - 12:06

Aconteceu: Encontro Acadêmico da Enfermagem

Com minicursos de PCR, imunização, oxigenoterapia entre outros

O evento, organizado pelo curso de Enfermagem do Uniceplac, sob orientação do professor  Evertton Aurélio, aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro nas instalações da Instituição. Os participantes puderam aprender acerca da organização e preparação de um evento com foco na prática profissional. Os demais participantes tiveram contato com alguns dos tópicos práticos presentes na grade curricular de forma mais ampla e prática.

Foram realizados oito minicursos com o objetivo de integrar atividades teóricas e práticas de relevância para atuação da equipe de enfermagem. Os temas dos minicursos foram PCR, Carrinho de Parada, Parto e RN, PCR- Simulação Realística, Oxigenioterapia, Curativos, Imunização e Oxigenioterapia- Simulação realística. Cada minicurso foi realizado no laboratório/sala correspondente à prática acadêmica, como o de Simulação Realística, Laboratório de UTI e Laboratório de Habilidades.

Parada Cardiorrespiratória

Ministrado pelo professor convidado Igor Andrade. O curso foi dividido em duas partes: primeiro momento teórico sobre o sistema cardiovascular e conceitos importantes sobre APH e o segundo momento prático sobre as manobras de massagem de ressuscitação cardíaca.

Parto e Cuidados Imediatos

Ministrado pela professora Stephanea Soares. No primeiro momento teórico a explicação dos detalhes sobre uma gestação e a realização de uma dinâmica em grupo para identificar o nível de conhecimento e opiniões dos alunos sobre o mecanismo de parto. Para a parte prática a realização de uma simulação realística de parto abordando a identificação dos mecanismos e estágios do parto.

Carrinho de Parada

Ministrado pela professora Divinamar Pereira. No momento teórico foram apresentadas as situações em que são utilizadas o carrinho, o que cada gaveta contém e como é feita a checagem dos materiais. Para a prática, uma abordagem das cânulas presentes no carrinho.

Oxigenioterapia

Ministrado pela professora Diana Pacheco com uma primeira explicação teórica sobre a função fisiológico respiratória, doenças que afetam este sistema e dispositivos utilizados para suplementação de oxigênio. No segundo momento foi apresentado aos alunos a prática de como montar e desmontar equipamentos de assistência ventilatórias e as precauções necessárias.

Curativos

Ministrado pela professora Angelita Giovana. No primeiro momento foi realizada uma abordagem teórica sobre processo de cicatrização, passo a passo da realização do curativo e materiais necessários. Em seguida a prática de curativos na técnica com pinças e luva estéril com os alunos separados em trio realizando o rodízio das funções.

Imunização

Ministrado pela professora Lorrane Brasileiro que trouxe uma abordagem prática explicando as técnicas para aplicação de imunoderivados. Também foram utilizados instrumentos de simulação para os alunos realizarem a aplicação de intramusculares.