11/01/2022 - 10:00

Aconteceu: 42° Curso de Atualização em Doenças da Coluna Vertebral

Técnicas Minimamente Invasivas para a Coluna Vertebral - Da Teoria à Prática

O curso aconteceu de 2 a 4 de dezembro no formato híbrido (virtual/presencial) e contou com a participação de 6 professores e 68 aluno. No primeiro bloco os alunos apresentaram as pesquisas realizadas no UNICEPLAC em 2021. sobre diversos aspectos do Tratamento das Enxaquecas e TCC e Teses de Monitores.

No segundo bloco foram apresentados casos clínicos referentes a pacientes portadores de Dor na Coluna, Hérnia Discal, Canal Estreito Vertebral, Tumores Raquimedulares, Lesões do Plexo Braquial e Síndromes de Compressão de Nervos. Os professores, por sua vez,  expuseram oralmente várias opções de tratamento por Técnicas Minimamente Invasivas. No último dia as técnicas foram demonstradas detalhadamente aos alunos no laboratório de anatomia.

A didática usou os princípios da Metodologia Ativa PBL e TBL para explicar os procedimentos de Mínima Invasão - PMI da coluna espinhal. As vantagens dessa abordagem menos dolorosa é a redução do trauma e do tempo cirúrgico e de internação, resultando em menor risco de contágio ao paciente com retorno mais rápido às atividades cotidianas.

“Os objetivos de revisar resultados obtidos durante o ano de 2021 e preparar a equipe para o uso de novas técnicas em 2022 foi alcançado com êxito graças a dedicação de um grupo de quase 70 participantes nos 3 dias de curso.” Relata o professor Marcos Masini.