#Aconteceu UNICEPLAC

16/11/2022 - 15:30

Aconteceu: 3ª Competição de Pontes de Macarrão do curso de Engenharia Civil

No dia 27/10, aconteceu a 3ª edição do Concurso de Pontes de Macarrão do curso de Engenharia Civil no Espaço Compartilhar. O recorde da noite, ou seja, a ponte que suportou mais carga, foi de 146kg.

Participaram do concurso alunos do curso de Engenharia e uma equipe do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Recorde no DF

No semestre anterior, a equipe do aluno Cleiton Silva (Francisco Soares, Guilherme Temoteo, José Júnior e Pedro Figueredo) conseguiu colocar 225,4kg em pesos na ponte de macarrão e bateu o recorde do Distrito Federal.

O que é a competição?

Realizada em várias instituições do Brasil e do mundo, a competição de Pontes de Macarrão teve sua primeira aparição na instituição Okanagan College, na Colúmbia Britânica, no ano de 1983. Já no Brasil, a primeira competição ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 2004.

O objetivo é envolver os alunos dos cursos da área tecnológica, a fim de estabelecer uma relação dos assuntos teóricos estudados na disciplina Resistência dos Materiais e disciplinas afins, com a prática projetual.

Confira a seguir mais fotos do dia da competição.