#Aconteceu UNICEPLAC

16/08/2022 - 14:20

#Aconteceu 22/07: Palestra de Direito sobre "Violência Doméstica"

No dia 22/07, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Santa Maria recebeu a visita da Dra. Gislaine Carneiro Campos Reis, juíza do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Fórum de Santa Maria - DF.

Na palestra, a juíza promoveu uma roda de conversa com os alunos do estágio supervisionado, da modalidade concentrada, sobre a temática da violência doméstica, políticas públicas e rede de enfrentamento à violência de gênero. Na conversa, foram debatidos temas sociais, humanísticos e econômicos da temática, colocando uma lupa sobre os múltiplos efeitos que a violência doméstica ocasiona.

A magistrada em suas colocações provocou uma verdadeira reflexão para os alunos, mostrando que a problemática da violência necessita de um olhar diferenciado da linha de frente que atua com esse tipo de enfoque, para que percebam além das normas jurídicas, e sejam sensíveis à sociabilidade, a humanidade e a restauração da cidadania.

Núcleos de Práticas Jurídicas UNICEPLAC:

Os NPJS/UNICEPLAC, promove a interlocução entre os alunos, defensores públicos, magistrados, promotores, advogados, de forma que o aluno se torne um profissional que perceba as normas jurídicas não de forma isolada, mas ramificadas pelo cenário social, econômico, político e cultural, objetivando que estes na atuação profissional estejam preparados para os diversos desafios de trato social.

Confira alguns registros da roda de conversa: