Os MBAs internacionais ainda valem a pena? Não mais. Entenda suas alternativas.

Os MBAs internacionais ainda valem a pena? Não mais. Entenda suas alternativas.

Editoria: Pós-graduação

Neste mundo pós-Covid-19, a busca por um MBA internacional mudou bastante No passado, ter um MBA era uma garantia de crescimento na carreira para jovens profissionais. Mesmo se custasse muito, os programas tradicionais traziam um bom retorno sobre investimento (ROI). Não funciona mais assim. Este estudo mostra como tem havido uma queda na demanda por...

Neste mundo pós-Covid-19, a busca por um MBA internacional mudou bastante

No passado, ter um MBA era uma garantia de crescimento na carreira para jovens profissionais. Mesmo se custasse muito, os programas tradicionais traziam um bom retorno sobre investimento (ROI).

Não funciona mais assim. Este estudo mostra como tem havido uma queda na demanda por graduados em MBA. É uma tendência mundial.

Mesmo os graduados em MBAs de escolas de negócios de primeira linha não tiveram o sucesso esperado. Este artigo destaca a frustração de alguns graduados em MBA dos Estados Unidos:

“Há muitos graduados com conjuntos similares de habilidades, mas poucos empregos disponíveis”, disse Shawgo. “Creio que o MBA não é mais tão valioso quanto já foi.”

E outro:

“Fiz tudo que devia para garantir uma carreira estável em uma boa empresa”, disse Bailey Thibodeaux, que obteve seu MBA da Universidade do Mississipi em 2020. “Formado, mas sem emprego. Algumas entrevistas, mas nenhuma oferta.”

Elon Musk concorda:

“Há a MBAlização dos Estados Unidos, o que não acho bacana.”

Isso significa que a educação executiva é inútil?

Claro que não.

Pesquisas demonstram que a maioria das empresas no mundo não são bem geridas e poderiam melhorar drasticamente seus resultados com as práticas certas e profissionais capacitados, ainda mais em países em desenvolvimento.

Quer mais evidências? Assista ao reality show The Profit. Perceba como Marcus Lemonis faz turn around em empresas e mais empresas ao aplicar seu conhecimento em gestão e negócios.

Habilidades avançadas em gestão fazem muita diferença! Você só precisa do jeito certo para adquiri-las.

Afinal de contas, para que serve um MBA?

Se você é um profissional ambicioso que deseja crescer ou trocar de carreira, essa é uma pergunta que merece reflexão.

John Chisholm, destacado empresário do Vale do Silício, aponta em seu livro que existem três benefícios potenciais de se ter um MBA: 1) habilidades empresariais, 2) networking e 3) credenciais.

Exploraremos isso detalhadamente.

Habilidades empresariais

Qualquer empresa bem-sucedida, em qualquer indústria, precisa de dois tipos de habilidades: 1) habilidades específicas da indústria e 2) habilidades empresariais gerais.

Uma rede de restaurantes, por exemplo, precisa de profissionais com competências específicas, como cozinheiros e garçons, bem como outros com competências de gestão como marketing, finanças, economia, contabilidade, estratégia etc. Essas últimas são aplicáveis a qualquer empresa, de qualquer indústria. Todas as empresas precisam de profissionais com competências de gestão, desde consultórios médicos até firmas de engenharia, serviços de software e outros.

A nível individual, quanto mais alto você chega na hierarquia corporativa, mais precisa de competências de gestão. Além de serem grandes líderes, os CEOs precisam ter um bom nível de conhecimento em contabilidade, finanças, análise de dados, marketing, recursos humanos, controladoria, prevenção de fraudes, economia, entre outros.

Competências de gestão são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, e é exatamente o que os MBAs prometem.

MBA significa “Master of Business Administration”. Assim, há uma premissa implícita de que, com essa formação, você terá as habilidades necessárias para gerir um negócio.

Infelizmente, as escolas tradicionais de MBA não cumprem essa promessa.

Estão muito focadas no conteúdo e pouco no que as empresas precisam. A história é conhecida: professores ensinam seguindo o livro texto, realizam avaliações geralmente sem permitir consulta e com provas de múltipla escolha. Os ótimos alunos memorizam todos os conceitos, tiram boas notas e, talvez, lembrem-se de algo útil depois que terminam o curso.

O problema é que 1) os problemas reais dos negócios não são resolvidos com memorização, e 2) tudo está prontamente disponível em pesquisas no Google!

No passado, esse tipo de educação tinha valor. Esse tempo passou, e as escolas de negócios estão muito lentas para se adaptar.

Então, não seria melhor esquecer a educação e confiar tão só nas habilidades adquiridas diretamente no local de trabalho?

Nada supera a experiência prática obtida no local de trabalho. Entretanto, o treinamento feito da forma certa o ajudará a cortar muitos caminhos.

Pense no processo de aprendizado de um novo esporte. Tênis, por exemplo. Se precisasse escolher, certamente seria melhor aprender a jogar na quadra do que só vendo vídeos no YouTube ou lendo livros a respeito do esporte.

Contudo, tenistas de elite só atingem a grandeza com bons técnicos e colegas com quem possam treinar. O mesmo se aplica a qualquer outro esporte, e, nesse sentido, aos negócios.

A experiência no local de trabalho fará com que você seja um bom profissional, mas não te levará à excelência. Apenas a educação executiva, combinada à experiência no local de trabalho, fará de você um profissional de elite.

Networking

Você já deve ter ouvido que conseguir um emprego “não tem a ver com o que você sabe, mas com quem você conhece”.

Isso é um pouco exagerado. O que você sabe importa, é claro. O fato é que quem você conhece não deve ser subestimado. Além de conseguir empregos, um bom networking faz com que você conheça especialistas da área, forme novas amizades, relações corporativas e muito mais. Certamente, o networking tem um grande papel em seu crescimento corporativo.

Nesse sentido, a maioria dos programas de MBA têm tido grande sucesso. De fato, salas de aula são uma ótima forma de conhecer pessoas. Na aula, os colegas têm melhor noção da ética, integridade, habilidades e competências dos outros. Não creio que haja uma forma melhor de criar confiança e se relacionar com os outros que trabalhar em diversos projetos juntos. Você cria relacionamentos que se tornam oportunidades profissionais.

Mas todo networking tem o mesmo valor?

Se você quiser ter uma carreira profissional em sua cidade natal, programas locais de MBA podem ser suficientes. Contudo, se quiser se tornar um profissional de excelência, seria muito melhor optar por programas globais de MBA, com ambientes multiculturais em que você interage com alunos e professores de diferentes lugares do mundo.

Fazer networking com pessoas de sua cidade é bom. Fazer networking com pessoas do mundo inteiro é outra história.

Tradicionalmente, esse tipo de ambiente multicultural ocorre em escolas de negócios de primeira linha mundial que atraem estudantes talentosos do mundo todo. A desvantagem é que essas universidades cobram até US$200 mil por curso.

Felizmente, têm surgido alternativas de MBA, como o Hayek Global College, que conectam estudantes e professores excelentes do mundo inteiro por uma fração do preço.

Credenciais

Houve um tempo em que os recrutadores de grandes empresas valorizavam o título de MBA em um currículo. Esses dias acabaram.

A menos que você tenha um diploma das melhores universidades (p.ex.: Harvard, Oxford etc.), um diploma de MBA não faz seu currículo brilhar mais.

Alguns argumentam que o valor credencial das grandes escolas de negócios advém apenas de seu processo de admissão. Em outras palavras, excelentes profissionais saem dessas escolas, mas isto ocorre porque eles já eram excelentes profissionais mesmo antes de entrarem.

A verdade é que vivemos em uma era em que só usar terno e gravata não fecha mais negócios. O segredo está no que você consegue fazer. Em vez de apenas um diploma, não seria melhor que os recrutadores pudessem ver o que você fez para conseguir um MBA?

Para reduzir esse problema, deveria haver um processo de certificação transparente em que todos os projetos relevantes dos alunos estivessem publicamente disponíveis para quem quisesse acessar. Isso é exatamente o que o Hayek Global College criou.

Para onde os MBAs deveriam te levar?

O tipo certo de MBA deveria transformar um trabalhador competente em um profissional de primeira linha mundial.

Avanço de carreira

Oportunidades de avanço de carreira são resultado do desenvolvimento de habilidades únicas que criam valores para aqueles ao seu redor – sejam eles empregadores, clientes ou outros. Quando se tem habilidades de gestão avançadas, a competência para pô-las em prática e poder mostrá-las, seu caminho para avançar na carreira ficará muito mais fácil.

Para tal, você precisa escolher um MBA que foque em criar habilidades que agreguem valor às organizações e, por fim, o ajudem a crescer na carreira.

Mudança de carreira

Se você não está satisfeito no seu emprego atual, o MBA certo pode ser exatamente o que você precisa para iniciar uma nova carreira por meio do networking e das habilidades adquiridas no programa.

Crie o seu próprio negócio

Para criar o seu próprio negócio como empreendedor, você precisa encontrar uma necessidade de consumidor não atendida e desenvolver uma solução particular para essa necessidade.

Além de atitude, autodisciplina e outros traços, empreendedores bem-sucedidos precisam ter habilidades específicas da indústria para criar um novo negócio. Em outras palavras, geralmente um empreendedor de tecnologia sabe programar, um empreendedor de saúde é um médico conhecedor da área, um empreiteiro que conhece do mercado imobiliário ou engenharia civil etc.

Então, quando todos esses empreendedores atingem um nível mínimo de sucesso, eles se deparam com o mesmo desafio: gerir o negócio de forma bem-sucedida. Apesar de diferenças acentuadas em suas habilidades profissionais, programadores e empreendedores médicos, em seus respectivos negócios, terão que interpretar relatórios contábeis, aprovar campanhas de marketing, entender estratégias de precificação e a dinâmica econômica de seu setor, alocar verbas do orçamento, fazer avaliações financeiras, evitar corrupção e fraude, entre outras habilidades de gestão.

Empresários conseguirão gerir seus negócios de forma muito mais fácil se adquirirem o conhecimento necessário advindos de um MBA.

A habilidade de networking também é parte-chave do sucesso empresarial, e fazê-lo em escala internacional é muito mais vantajoso. Veja, por exemplo, as histórias de Mark Lund e Raphael Costa, que fizeram a ponte entre duas culturas e iniciaram negócios muito bem-sucedidos do zero.

Networking é outra vantagem a ser obtida com um programa global de MBA.

Remuneração superior

Com o avanço na carreira ou um negócio bem-sucedido, sua renda aumentará. Não preciso falar muito sobre os benefícios disso, não é? =)

Por que os MBAs tradicionais estão sendo questionados?

Programas tradicionais de MBA são muito caros e muito lentos para se adaptarem a essa economia totalmente digital e conectada.

Falta inovação

Mesmo na era pós-Covid-19, quando a inovação superou o pensamento tradicional, a capacitação fornecida aos estudantes de MBA nos ambientes acadêmicos tradicionais permanece obsoleta.

Faltam métodos modernos

Além de estarem longe de fornecer experiência de gestão no mundo real, muitos professores tradicionais de MBA não são bem-treinados ou, talvez, nem mesmo motivados para usar métodos modernos de ensino no mundo digital.

Este pensamento antigo dos programas de MBA deixa os estudantes carentes por métodos, estratégias e habilidades modernas.

Foco no conteúdo ao invés de foco nas habilidades

Outro inconveniente dos métodos tradicionais de ensino nos programas de MBA é que não são muito focados nas habilidades práticas para se gerir um negócio.

Por não focar em habilidades, enchem os alunos de conteúdo supérfluo que, no fim das contas, gera pouco valor além das notas e diplomas dos estudantes.

Alto custo e ROI muito baixo

O valor médio de um MBA em uma universidade respeitável vai além de US$ 160 mil. Com tal quantia investida, os candidatos ao MBA precisam de um grande aumento salarial em seu futuro emprego para obterem um retorno positivo de investimento (ROI).

Pesquisamos esta lista dos preços dos melhores MBAs em escolas de negócios nos EUA e na Europa:

Por que o Hayek Global MBA é  a melhor opção hoje?

Nos últimos anos, a inovação avançou rapidamente, e os programas de MBA também precisavam se reformular.

Nós, na Hayek, estamos fazendo isso. Nós formulamos um programa global de MBA que responde às necessidades da nova era. Bem-vindo à nova era da educação superior.

Aqui estão alguns destaques do nosso programa.

Digital e verdadeiramente global

O mundo está cada vez mais digital e internacional, e assim deveria ser com a educação superior. Temos um programa totalmente digital, com estudantes de todas as partes do mundo.

Não é exagero, há estudantes de todos os lugares do mundo: de Dubai, Sudão do Sul, França, Guatemala, China, Brasil e outros. Por meio de um clique, eles fazem networking internacional em tempo real, trocando anotações, esclarecendo dúvidas, fazendo brainstorming com o uso da tecnologia em tempo real.

Conexões significativas ocorrem entre pessoas de países, contextos e culturas diferentes. Isso abre suas mentes e prepara alunos para irem além, fazendo networking além de seus países, explorando ambientes e oportunidades de trabalho desconhecidos.

Capacitação corporativa verdadeiramente prática

Nós nunca vamos lhe bombardear com informação que você nunca irá utilizar em sua carreira. Mantemos o currículo prático, limpo e direto ao ponto. Nossos professores têm experiência no mundo corporativo e focam nisso.

Também esqueçam o sistema de notas. Estamos aqui para preparar os alunos para empresas de verdade, não para provas.

O sistema atual de notas está falido há tempos. Na Hayek, você não será avaliado por provas. Encontrará projetos mais profundos e aplicações práticas dos conceitos que você aprende.

Só não espere que seja fácil. Na verdade, é bem desafiador. Trabalhar duro e ter foco nos projetos faz parte do processo para se atingir o sucesso empresarial.

Retorno muito elevado sobre o seu investimento

Programas tradicionais de MBA são muito caros e oferecem um ROI muito baixo. Educação avançada não precisa custar tanto.

Nosso programa inteiro custa US$ 6.980

Sim, você entendeu, são apenas 7 mil dólares por um MBA Global.

Aprovado no Brasil

Nosso programa fornece um diploma de pós-graduação do Centro Universitário Uniceplac, aprovado pelo Ministério da Educação do Brasil.

Quer saber mais?

Clique aqui para saber mais sobre o Hayek Global MBA.