Arquitetura e Urbanismo

Engenharia de Software

Área de Conhecimento: Arquitetura e Engenharias

O curso de Bacharelado em Engenharia de Software do Uniceplac possibilita a seus egressos conquistarem melhores postos de emprego e, por consequência, promoverem a redução das desigualdades sociais existentes em nosso país. Quando se tem uma melhoria na qualificação profissional, consequentemente alcança-se o desenvolvimento econômico, promove-se a transformação social e melhoram-se os padrões de qualidade...

O curso de Bacharelado em Engenharia de Software do Uniceplac possibilita a seus egressos conquistarem melhores postos de emprego e, por consequência, promoverem a redução das desigualdades sociais existentes em nosso país. Quando se tem uma melhoria na qualificação profissional, consequentemente alcança-se o desenvolvimento econômico, promove-se a transformação social e melhoram-se os padrões de qualidade de vida. O curso tem sido referência para empresas de Tecnologia da Informação, seja no que toca à contratação de engenheiros de software, em alguns casos antes mesmo da conclusão do curso, seja no que diz respeito à implantação física de escritórios, ocasião em que os alunos passam a trabalhar para essas empresas, mantendo os vínculos afetivos e culturais com os familiares e a cidade.

Empregabilidade

O mercado de Tecnologia da Informação está em crescimento contínuo. O engenheiro de software tem funções e atribuições que projetam e guiam o desenvolvimento de aplicações e programas sistêmicos nas organizações para que atendam aos requisitos de negócios. Os engenheiros dessa área são responsáveis por planejar e criar sistemas e plataformas digitais, jogos e aplicativos específicos.

Além disso, o Distrito Federal caminha com a criação do Polo Digital ou Parque Tecnológico Capital Digital, que tem o intuito de constituir um ambiente científico propício à produção de soluções tecnológicas competitivas. Além de impulsionar o desenvolvimento econômico em setores estratégicos, ele terá capacidade para gerar cerca de 80 mil novos empregos diretos e indiretos. A estimativa inicial é a de que o faturamento do setor na região do DF salte dos R$3 bilhões para R$5 bilhões.

Diferenciais do Uniceplac

O diferencial do curso de bacharelado em Engenharia de Software do Uniceplac está nos seus conteúdos, nas suas disciplinas teóricas e práticas, que contribuem para o perfil de formação multidisciplinar dos alunos, garantindo, assim, o desenvolvimento de competências inerentes às áreas de desenvolvimento de sistemas, infraestrutura e gestão de TI.

Pensando em você, futuro profissional de TI, o Uniceplac está em evolução contínua. Atualmente,  conta com laboratórios especializados com acessos presenciais e remotos, softwares e aplicativos necessários para a formação continuada e profissionalizante dos discentes e professores mestres e doutores altamente qualificados, com vasta experiência de atuação no mercado, nas áreas de infraestrutura de redes de computadores, desenvolvimento de sistemas, segurança computacional, gestão de serviços de TI e governança corporativa.

Quer ingressar na faculdade de Engenharia de Software? Confira as formas de entrada no Uniceplac clicando no botão “Inscreva-se”.

Coordenação do curso

Prof. Washington Fabio de Souza Ribeiro

Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Venha para o Uniceplac e construa sua carreira no curso de Engenharia de Software com a gente! Saiba como ingressar no Centro Universitário clicando no botão “Inscreva-se”.

Engenharia Civil

Área de Conhecimento: Arquitetura e Engenharias

O curso de Engenharia Civil da Uniceplac desenvolve políticas de ensino, iniciação científica e extensão em conformidade com a missão institucional, buscando sempre honrar os valores defendidos pela IES (Instituição de Ensino Superior). Os processos de formação acadêmica são estruturados de forma a se desenvolverem atividades que atendam às DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais) e alinhadas...

O curso de Engenharia Civil da Uniceplac desenvolve políticas de ensino, iniciação científica e extensão em conformidade com a missão institucional, buscando sempre honrar os valores defendidos pela IES (Instituição de Ensino Superior). Os processos de formação acadêmica são estruturados de forma a se desenvolverem atividades que atendam às DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais) e alinhadas ao pleno desenvolvimento do perfil do egresso, aos objetivos do curso e a metodologias de ensino diferenciadas e inovadoras.

O engenheiro civil tem como responsabilidade planejar, gerenciar, supervisionar e fiscalizar as atividades relacionadas a obras de infraestrutura. Assim, a interpretação errônea de que o profissional trabalha apenas em obras de edificações deve ser revista, uma vez que também atua ativamente na criação de sistemas de transporte, saneamento, drenagem urbana, irrigação e geração de energia, realiza estudos e coordena intervenções em solos e rochas, estuda o impacto ambiental das obras e promove ações de preservação do meio ambiente, entre outras atividades.

Empregabilidade

Em geral, os engenheiros recém-formados são bem aceitos no mercado. No setor público, há vagas em órgãos como as agências de águas e meio ambiente (ANA, Adasa, Ibama, SRH/MMA), energia elétrica (ANEEL), empresas de saneamento (Caesb), de incorporação e construção civil (Novacap, Terracap), de transportes (DNIT, DER, Detran) e de infraestrutura (Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ministério das Cidades; Ministério da Integração Nacional). Na iniciativa privada, o profissional pode trabalhar em construtoras e em empresas de consultoria que prestam serviços de elaboração de projetos, inspeção, reforço e emissão de laudos técnicos de obras em edificações, estradas, barragens, túneis, estações de tratamento de água e esgotos, entre outras.

O curso conta com projetos de iniciação científica e extensão que complementam a vivência prática do aluno, os quais se articulam ao conteúdo das diversas unidades curriculares, criando oportunidades de aprendizagem e aplicação prática dos conhecimentos teóricos. Por comporem o ensino, a pesquisa e a extensão um tripé indissociável na formação universitária, a sua incorporação na matriz curricular visa proporcionar uma interação rica e transformadora entre os estudantes e a sociedade. Dessa forma, o curso de Engenharia Civil envida grandes esforços na busca por destaque e notoriedade, firmando parcerias público-privadas como a Secretaria de Obras do DF, o CREA/DF e a Prefeitura de Novo Gama, além de inúmeras empresas distribuídas pelo Distrito Federal e entorno.

Diferenciais do Uniceplac

Como diferencial, o curso de Engenharia Civil da Uniceplac aponta seu enfoque na parte prática, contando com laboratórios de hidráulica e construção civil, bem como com materiais, amostras de solos e instalações hídricas e sanitárias. E já está em implantação o laboratório para o estudo de instalações elétricas. Além disso, foi iniciada, em 2020, a criação da empresa júnior, que atualmente se encontra na etapa final de implementação. Os alunos do nono e décimo períodos exercitam o atendimento ao público, participando da confecção e condução de projetos de edificação, que incluem as fases de aprovação e direcionamento dos serviços prestados à comunidade. Entre os recursos pedagógicos está a sala de aula invertida, utilizada para a viabilização da estratégia de gamificação nas disciplinas de cálculo, de modo que o aluno possa adquirir conhecimentos complexos com mais facilidade.

Quer ingressar na faculdade de Engenharia Civil? Confira as formas de admissão no Uniceplac clicando no botão “Inscreva-se”.

Coordenação do curso:

Prof. Maycol Moreira Coutinho

Mestre em PPG - Integridade de Materiais da Engenharia e Doutorando em Ciências Mecânicas

Prof. Maycol Moreira Coutinho

Arquitetura e Urbanismo

Área de Conhecimento: Arquitetura e Engenharias

O curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Uniceplac é o primeiro do Distrito Federal em uma instituição particular de ensino superior. Seu pioneirismo continua nos movendo e, por isso, nosso curso busca acompanhar as necessidades mais atuais do mercado para que nossos alunos também estejam sempre à frente. Empregabilidade Por ser bastante amplo,...

O curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Uniceplac é o primeiro do Distrito Federal em uma instituição particular de ensino superior. Seu pioneirismo continua nos movendo e, por isso, nosso curso busca acompanhar as necessidades mais atuais do mercado para que nossos alunos também estejam sempre à frente.

Empregabilidade

Por ser bastante amplo, o curso de Arquitetura e Urbanismo tem excelente empregabilidade e apresenta diversas opções dentro do empreendedorismo. Além disso, a indústria da construção civil tem se expandido nos últimos anos, levando ao aumento na demanda por arquitetos tanto em grandes obras como em pequenas construções e reformas.

Diferenciais do Uniceplac

Recentemente, toda a infraestrutura do curso tem passado por modernização, com aquisição de equipamentos de ponta. O corpo docente é altamente qualificado e trabalha com metodologias inovadoras de ensino. E um grande diferencial é o Escritório-Escola de Arquitetura e Urbanismo, um núcleo de prática profissional e extensão onde o estudante aprofunda os conhecimentos de sala de aula em contato com clientes reais. Todas essas estratégias permitem que nosso aluno esteja muito mais bem preparado para o mercado.

Coordenação do curso:

Prof. Octavio dos Santos Sousa

Mestre em Arquitetura e Urbanismo

Quer ingressar na faculdade de Arquitetura e Urbanismo? Confira as formas de entrada no Uniceplac clicando no botão “Inscreva-se”.