Principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permite acessar financiamentos estudantis e conquistar bolsas de estudo em instituições de ensino privadas. Veja como
Os resultados do Enem 2025 serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2026, segundo o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por isso, é importante saber como usar a nota no Enem para ingressar no ensino superior.
Isso porque os candidatos podem participar de diferentes programas de acesso à graduação, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), voltados ao ingresso em instituições particulares.
Além disso, no Distrito Federal, o Centro Universitário UNICEPLAC aceita a nota do Enem como forma direta de ingresso, sem a necessidade de vestibular ou outro processo seletivo. Dependendo da pontuação, o candidato pode conquistar descontos de até 100% durante toda a graduação. A instituição oferece mais de 20 cursos, entre eles Odontologia, Direito, Nutrição, Enfermagem e Psicologia.
Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior. As inscrições acontecem entre os dias 26 a 29 de janeiro.
Para se inscrever, o candidato precisa não ter zerado a redação e alcançar, no mínimo, 450 pontos de média nas cinco provas do Enem, além de atender aos demais critérios socioeconômicos. A classificação considera as notas das duas edições mais recentes do exame, imediatamente anteriores ao processo seletivo.
Fies
A nota do Enem também pode ser utilizada no UNICEPLAC para obter o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do MEC que possibilita o financiamento das mensalidades em faculdades particulares.
