Engenharia de Software Sistemas de Informação

13/07/2021 - 14:02

Projeto Startup Tecnológico ganha destaque no UNICEPLAC

O projeto aconteceu em dois semestres com programação de palestras e debates e finalizou com a cerimônia de premiação das melhores Startups.

O projeto apresenta um modelo de negócio com base na inovação e desenvolvimento, possibilitando aos discentes aprimorarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula aplicando-os em um empreendimento voltado para práticas de mercado. O objetivo é o desenvolvimento de soluções e a participação em todas as etapas de produção de um sistema, planejamento, definição de requisitos, desenvolvimento e documentação do produto gerado.

Com o embasamento teórico-prático das aulas e os eventos complementares, os alunos desenvolveram sistemas e aplicativos que foram demandados via formulário por outros cursos, coordenados de perto pelos professores. O Coordenador Washington Ribeiro observou o empenho conjunto dos alunos e destacou a importância dessas atividades práticas na formação, experiências que são similares às atividades de TI nas grandes empresas.

Os projetos ganhadores foram: 1° lugar - Aplicativo: Revista Ciências Sociais Aplicadas, 2° lugar - Aplicativo: Revista Científica de Medicina Veterinária - Revet, 3° lugar - Sistema para gerenciamento de Atividades Complementares. Os ganhadores foram premiados em evento na segunda- feira 5 de julho, além da premiação todos os alunos participantes ganharam horas de estágio.

Segundo o professor Osmam Souto, esse trabalho em equipe entre os cursos, evidencia a importância da integração dos alunos no desenvolvimento dos seus projetos, o que é primordial em um Centro Universitário. Acrescenta ainda, “Os produtos entregues demonstram o conhecimento e a maturidade adquiridos durante o curso.”

Evento de preparação para o projeto

A coordenação dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software idealizou o projeto e a programação de eventos complementares que ocorreram durante dois semestres. Entre os eventos realizados, destaque para a  Semana de Desenvolvimento de Sistemas e Aprendizagem Tecnológica com a Startup de TI, que contou com grandes nomes da área de TI.

As palestras e debates prepararam os alunos para a elaboração dos projetos com debates e ideias inovadoras e criativas sobre sistemas, softwares e aplicativos. Os palestrantes são mestres e doutores da área de TI, entre eles, Cláudio Costa e CTO (Chief Technical Officer) na Wearpleci T.I, Wellington Paniago CEO da Resultar Agência, Thamyres Vieira Analista Stefanini It Solution, Rodrigo Ferreira Instrutor da Escola Caelum, Deputado Donizete e os professores Washington Ribeiro, Ararigleno Fernandes e Osmam Solto.

Além da semana acadêmica, as aulas foram fundamentais para o desenvolvimento dos alunos. Todos os projetos foram acompanhados de perto pelos professores e coordenador do curso. Parabenizamos todos os alunos envolvidos na iniciativa e todos os alunos dos outros cursos que viram as necessidades dentro do seus cursos e solicitaram soluções tecnológicas.

Confira a nossa galeria do evento abaixo!