Medicina

05/05/2020 - 14:29

UNICEPLAC oferece treinamento para profissionais da rede pública de saúde

O treinamento foi para a atendimento a pacientes com a Covid-19, em parceria com a Secretaria de saúde do Distrito Federal. 

Oferecemos um curso específico para 26 médicos do Hospital Regional do Gama - HRG, e profissionais dos postos de saúde do Gama e Santa Maria, focando em casos reais de  pacientes com Covid-19. O curso foi ministrado em três níveis, casos leves, semicríticos e crítico, e ministrado no nosso Centro de Simulação Realística e Habilidades. 

O curso foi oferecido pelos nossos professores, Doutor Helmgton Souza, Doutora Lima e Doutora Daize. O primeiro nível foi na sala de Simulação, onde o boneco simulou diversas condições de um paciente com Covid-19, de um caso leve ao mais grave. Baseado nos prontuários de pacientes e estudos clínicos já publicados, os médicos foram estimulados a interpretar o paciente em tempo real.  

No segundo nível, o aperfeiçoamento para intubação e ventilação em adultos e crianças. O terceiro nível em paramentação e desparamentação em EPIs, bem como outras atividades pertinentes à atuação clínica em emergência. 

Dr. Leonardo Coelho, médico que participou do curso, disse que atendeu às expectativas e comparou nossa estrutura com a do Albert Einsten de São Paulo, que conheceu quando participou de curso pelo Ministério da Saúde com simulação realística.  

A Dra. Cristiany Figueiredo, que é nossa egressa, também participou do curso e disse “Foi muito interessante esse curso para aperfeiçoamento do manejo em pacientes graves com Covid-19,  pois juntos discutimos diante da simulação realística uma melhor conduta para um caso em questão. Além de ter a oportunidade de voltar à minha faculdade que tanto desenvolveu o ensino. Toda a equipe organizadora está de parabéns por essa ação”.  

O treinamento é amplo e abrangerá outras etapas, contemplando as equipes multidisciplinares, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistente social, entre outros. A Dra destaca a importância de todos esses profissionais participarem do treinamento. “Nesses tempos de pandemia, o treinamento realizado com todos os profissionais da saúde è fundamental, visto que todos podem ser chamados para a emergência. É muito importante que esses profissionais saibam se proteger usando equipamentos de proteção individual e saibam lidar com o paciente grave” afirmou. 

Os treinamentos são fruto da nossa parceira com o Hospital Regional do Gama, que é hospital escola referência na nossa região. Estamos juntos desde 2002, ajudando tanto na infraestrutura do Hospital quanto na preparação dos profissionais, em cursos como este.  

O coordenador do curso de medicina, professor Flávio Moura afirma que essa parceria é muito frutífera, “Ambos ganham muito conhecimento, pois é um intercâmbio de informação e mostra o tanto que a instituição pode contribuir com a comunidade local”.