Prepara

30/09/2020 - 16:47

O que é e como fazer uma dissertação-argumentativa?

Hoje viemos falar da temida redação do Enem e do vestibular. As provas cobram um gênero textual específico: a dissertação-argumentativa. É sobre ela que a gente veio falar! Conhecer esse tipo de redação é essencial para que você escreva o que é esperado e consiga aquela nota 1000 que tanto deseja!

O que é dissertação?

A parte "dissertação" do nome dissertação-argumentativa se refere a um tipo de texto que traz a defesa de uma ideia. Mais do que isso: a defesa de um ponto de vista. Para você, estudante, isso significa que você vai dar sua opinião sobre o assunto apresentado no tema da redação e nos textos de apoio.

Como fazer a argumentação

A parte "argumentativa" do nome dissertação-argumentativa diz respeito à maneira como você vai expor o seu ponto de vista. Lembra quando a gente era criança e os adultos diziam "porque sim e acabou"? Na redação do Enem é o oposto: você precisa dizer a razão! Toda opinião precisa ser justificada, ou seja, você precisa dizer o motivo por que pensa desse ou daquele jeito sobre o tema proposto.

Conheça a estrutura da redação dissertativa

Para dar a sua opinião sobre um assunto na redação do Enem, o ideal é você organizar as informações no texto. A estrutura indicada é composta de um parágrafo de introdução, o desenvolvimento e a conclusão. É importante observar que o número de parágrafos do desenvolvimento depende do número de justificativas (argumentos) que você usar para embasar sua opinião.

 5 técnicas infalíveis para começar a redaçãoTem muita gente que se desespera na hora de escrever porque nem sabe por onde começar! Com essas dicas, você vai conseguir organizar as ideias e garantir pontos desde a primeira linha:
1) Seja simples e objetiva(o)
2) Faça perguntas sobre o tema
3) Deixe claro seu ponto de vista
4) Cite dados estatísticos
5) Evite gírias e clichês