16/04/2021 - 10:18

Equipe Gestora do UNICEPLAC é recebida no Ministério da Saúde

O UNICEPLAC ofereceu o Centro de Simulação realística para treinamento dos profissionais da área da saúde

Na manhã desta sexta (16), representantes do UNICEPLAC foram recebidos pelo Secretário Executivo do Ministério da Saúde, professor Rodrigo Cruz, que já foi docente e coordenador do curso de Engenharia Civil do UNICEPLAC.

Na oportunidade, o Reitor do UNICEPLAC, professor Júlio Lindemann, disponibilizou ao Ministério o uso do Centro de Simulação Realística do curso de Medicina, considerado o melhor do centro-oeste, além dos demais espaços do campus, para oferta de treinamentos que visem ampliar ainda mais o conhecimento dos profissionais de saúde dos estados e municípios que atuam na linha de frente ao combate da COVID-19. Os professores do curso de medicina, Dr. Helmgton Souza e Dr. Flávio Moura, coordenador do curso, destacaram a importância de treinamentos dos procedimentos de intubação, estuação e ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), além de outras técnicas fundamentais para o melhor tratamento de pacientes infectados com a COVID-19.

“É um momento delicado e complexo para os profissionais de saúde, por isso, parcerias como esta podem auxiliar na reciclagem de conhecimento sobre procedimentos realizados no tratamento da COVID-19 e melhorar ainda mais os atendimentos” destaca o Reitor do Centro Universitário.

Também foi apresentado ao Secretário Executivo o projeto de Fisioterapia Respiratória para pacientes pós internação por COVID-19, que é ofertado à comunidade de forma gratuita na Clínica-Escola de Fisioterapia, no Centro de Práticas Acadêmicas do UNICEPLAC.