Odontologia

24/06/2021 - 19:38

Educação em saúde bucal nas Unidades Básicas de Saúde

Alunos do curso de Odontologia realizam atividade de Educação em Saúde Bucal na UBS 06 do Gama

As atividades de Educação em Saúde estimulam a prevenção de doenças através da instrução de hábitos de higiene e estilo de vida saudável. O intuito é que o paciente tenha um aprendizado efetivo, por exemplo, na educação em saúde bucal uma das instruções é que a gestante deve escovar os dentes três vezes por dia e passar fio dental da forma correta. Criando esse hábito para evitar a inflamação da gengiva, caso comum na gestação devido às muitas alterações hormonais.

Os alunos do curso de odontologia atuam diretamente com a educação em saúde em algumas disciplinas do curso, entre ela a disciplina de Interação Comunitária. A matéria é voltada para a promoção da Saúde, com o intuito de proporcionar o contato do aluno com a comunidade.

Até o ano de 2020, antes da pandemia, o contato era realizado através do atendimento presencial nas UBS do Gama. Com a imposição das normas de segurança a disciplina teve que se adaptar e as professoras, Hanna Ganim e Rafaela Gomes, com os alunos, elaboraram um esquema de distribuição de panfletos com orientações.

O conteúdo dos panfletos foi elaborado em sala com três versões diferentes que visão as orientações básicas de saúde bucal para grávidas e mamãe com crianças recém-nascidas. A entrega é feita pelos alunos. A aluna Lara, do 7° semestre gosta do contato com a comunidade tanto na nossa Clínica Odontológica quanto na unidade e acha essencial pôr em prática os conteúdos aprendidos em sala.

Lara também acrescenta que o contato com os pacientes, ajuda na formação como indivíduo, permitindo um aprendizado mais humanizado. As pacientes que frequentam as unidades de saúde para realizar o pré-natal, e depois da gestação, o acompanhamento da saúde do recém-nascido e da mãe recebem esse cuidado e orientações dos alunos, monitorados pelos professores.

A gestante Aline de 28 anos está na quarta gestação e disse que esse atendimento tem grande importância, pois a maioria das mães não conhece alguns cuidados que devem ser tomados no período de dentição do bebe. Esses cuidados básicos tanto da gestante, como posteriormente, da mãe e da criança, podem evitar inúmeras patologias.

Atenção Básica

A Atenção Básica é um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde. As principais estruturas físicas para a Atenção Básica, no SUS, são as Unidades Básicas de Saúde – UBS, mais conhecidas como “postinho”. Lá se encontra uma equipe multiprofissional para orientar sobre prevenção de doenças e fazer um atendimento inicial à comunidade, encaminhando para outras instâncias os casos e especialidades que estão em um nível de complexidade maior. O UNICEPLAC tem diversos atendimentos voltados para a Atenção Básica nas UBS, todos os cursos da saúde atuam em alguma frente, sanando necessidades da comunidade.