25/06/2019 - 21:57

Alunos promovem ação educativa sobre HIV

Alunos de Medicina promovem dia de aconselhamento sobre HIV/Aids na Rodoviária do Plano Piloto

Os alunos de Medicina, que fazem parte do Comitê Permanente de Saúde Sexual e Reprodutiva incluindo SIDA (SCORA) e da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), realizaram uma ação de conscientização sobre HIV/Aids na Rodoviária do Plano Piloto. A iniciativa teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o vírus e a doença, e fornecer informações acerca da prevenção, da transmissão e do tratamento.

O grupo, composto por alunos do primeiro ao quarto ano, foi motivado a partir dos números divulgados no Boletim Epidemiológico de HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), da Subsecretaria de Vigilância à Saúde/SES do Distrito Federal. Segundo este, no período de 2012 a 2017, foram notificados 2.704 novos casos de Aids e 3.352 de HIV.

A Ana Paula de Moura, aluna do terceiro período de Medicina e uma das organizadoras da ação, destacou que iniciativas como esta se fazem necessárias uma vez que o estigma e a discriminação ainda associados ao HIV/Aids podem reduzir e dificultar a procura pela realização do teste, devido ao receio do resultado, bem como a busca de tratamento adequado nos serviços de saúde, após a condição sorológica positiva revelada. Dessa forma, os alunos explicaram ainda sobre o acesso ao Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), onde as pessoas puderam realizar testes gratuitos e sigilosos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para detectar o vírus.