Alunos de Odontologia realizam ação no IBAMA - Câncer de Boca: é preciso falar disso?

O curso de Odontologia do UNICEPLAC firmou uma parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Serviço Social do Comércio - SESC, para uma ação de Conscientização de Prevenção e Identificação do Câncer de Boca, que começou no dia 27 de maio.

A ação é uma iniciativa que visa disponibilizar aos servidores e trabalhadores terceirizados do IBAMA, um conjunto de estratégias direcionadas à prevenção do câncer de boca. Orientados pela professora Letícia, do curso de Odontologia, os alunos passaram em cada sala da autarquia, informando sobre como identificar as causas e como prevenir o câncer de boca.

Fique ligado

O Câncer de Boca é um tipo de tumor maligno que atinge, lábios, gengiva, céu da boca, língua, bochecha e assoalho da boca. Os principais fatores de risco são o fumo e o uso abusivo de álcool, sendo que quanto maior a dose maior o risco. Exposição ao sol sem proteção, infecção por papilomavírus humano (HPV) e uma alimentação pobre em frutas e verduras também são as causas.

Os principais sinais de alerta são:

Lembrando que é importante procurar um profissional de saúde para saber o diagnóstico correto. Se descobre por meio de exames simples, realizados nas consultas odontológicas ou médicas.

As formas de diminuir o risco são:

Se diagnosticado e tratado no início, tem 100% de chances de cura.